Proteja-se. Se sair use máscara!

Notícias

Superintendente destaca atuação dos profissionais do SAMU 192 durante a pandemia

16 de setembro de 2020

Entre 17 de março e 10 de setembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe) realizou 20.721 atendimentos pré-hospitalares e 3.681 transferências inter-hospitalares. O período, marcado pela consolidação da curva ascendente da pandemia do novo coronavírus, exigiu dos profissionais dedicação extrema ao serviço e aos pacientes, razão pela qual a superintendente Karina Mendonça expressou formalmente o agradecimento do Governo do Estado, a todos que atuam no SAMU 192 Sergipe, dos gestores que estão na linha de frente no atendimento à população.

“Quero externar o agradecimento a cada colaborador, que em período tão difícil de pandemia, conseguiu mostrar a grandiosidade do serviço. Vocês, a cada dia dessa crise, revelam o quão são importantes ao atender a população com agilidade, presteza e competência de sempre, mesmo com todas as dificuldades e novas diretrizes que nos estão sendo apresentadas neste período”, reconheceu.

A superintendente salientou que o Samu, além dos atendimentos de pacientes suspeitos e confirmados da COVID-19, também tem realizado os atendimentos rotineiros, que sejam primários, na casa do paciente ou transferências inter-hospitalares. Segundo ela, esse é um feito enorme, com 135 dias de grandes lutas, choros, perdas, ganhos, solidões, mas também do sentimento de dever cumprido.

Como destacou a Dra Karina, na grande maioria das vezes são os profissionais do SAMU 192 Sergipe os primeiros a acolher o paciente, assistência iniciada desde a primeira ligação de quem solicita ajuda. “E nesse momento faço questão de destacar que cada elo dessa engrenagem tem que estar em perfeita harmonia para o funcionamento do SAMU 192 Sergipe”, enfatizou.

Detalhando os números do período, Karina Mendonça informou que dos 20.721 atendimentos pré-hospitalares, 3.791 foram feitos através de Unidade de Suporte Avançado (USA), 16.366 por Unidade de Suporte Básico (USB) e 564 por motolância. Dos 3.681 atendimentos inter-hospitalares, 1.716 foram realizados por USA e 1.965 por UBS.