Proteja-se.

Se sair use máscara!

Notícias

ITPS vai utilizar recursos de convênio com o Inmetro para ações de enfrentamento ao novo coronavírus

13 de abril de 2020

Durante videoconferência, o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, autorizou que os recursos do convênio firmado com o ITPS também sejam utilizados em ações de combate à pandemia

Sergipe ganha mais um reforço no combate ao Coronavírus. O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) obteve autorização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para utilizar recursos da autarquia federal em ações de enfrentamento ao novo coronavírus em Sergipe.

O assunto foi discutido nesta segunda-feira (13), durante videoconferência entre o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, e o novo presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior. O ITPS é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e, por meio de convênio, atua como órgão delegado do Inmetro, executando ações de fiscalização e verificação metrológica em Sergipe.

Esta foi a primeira videoconferência entre representantes do ITPS e presidente Marcos Heleno, que assumiu a autarquia em fevereiro deste ano. Na ocasião, Kaká Andrade solicitou autorização do Inmetro para redirecionar os recursos oriundos do convênio ITPS/Inmetro no combate ao novo coronavírus, e após posicionamento favorável, ficou decidido que os recursos serão usados na compra de insumos para produção de álcool em gel e na aquisição de um equipamento para esterilização de máscaras de uso hospitalar.

“Tivemos uma reunião extremamente produtiva, na qual o novo presidente do Inmetro, que é um técnico extremamente competente, se mostrou receptivo às demandas do Estado de Sergipe. Trata-se de uma grande somação de esforços, na qual o ITPS, com auxílio do Inmetro, ampliará sua capacidade de executar ações contra o avanço do novo coronavírus”, comentou Kaká Andrade.

O diretor-presidente do ITPS aproveitou ainda a oportunidade e fez uma breve apresentação sobre a instituição sergipana, destacando sua atuação nas áreas científica e metrológica em Sergipe e detalhando também as ações que estão sendo desenvolvidas pelo ITPS para auxiliar o Governo de Sergipe no combate à pandemia do novo coronavírus, como o fornecimento gratuito de água ultrapura para a produção de álcool em gel e análise para determinação de teor alcoólico em álcool etílico nas formas líquida e em gel.