

Categoria - Notícias
Governo instala contêiner para desparamentação dos profissionais do Samu
11 de maio de 2020
Para que os profissionais retirem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) após atenderem pacientes com suspeita ou com Covid- 19, proporcionando, assim, mais segurança no momento de desparamentação (retirada dos EPIs), o governo do Estado instalou um contêiner na base do Samu do Siqueira Campos, local onde é realizada a higienização das viaturas e se concretiza o final da ocorrência.
De acordo com a superintendente do Samu, Karina Mendonça, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) atendeu prontamente o pedido da categoria para instalação da estrutura. “Quando chegamos de uma ocorrência de paciente com Covid ou suspeito, seguimos o protocolo operacional (POP), assim a viatura passa por uma descontaminação no Dique. Já o profissional terá um local para retirar o EPI de forma mais segura” disse.
Ainda como destaca a superintendente, a estrutura é importante principalmente pelo grande risco de contaminação. “É importante para evitar que eles retirem e coloquem o lixo contaminado em qualquer local, além de evitar a contaminação dos nossos colaboradores, nesse que é um dos momentos em que há risco. Após os profissionais realizarem o processo, uma pessoa treinada retira esse lixo e coloca no lugar adequado, além de realizar a limpeza e desinfecção do local”, destaca Karina.
Estrutura
Dentro do contêiner existem duas pias com dispenser de sabão e papel toalha, que devem ser repostos sempre que necessário pela pessoa responsável da limpeza; um banheiro e todos produtos necessários para higienização. Já no dique, as ambulâncias são lavadas adequadamente após ocorrência de pacientes com Covid -19. “Precisamos, no entanto, que os colaboradores lembrem que o processo de desinfecção leva um pouco mais de tempo que uma lavagem comum da viatura, por isso, demora um pouco mais”, finaliza Karina.