Categoria - Notícias

Funcionários da MNSL recebem apoio psicológico online durante pandemia

22 de abril de 2020

Para dar suporte psicológico aos trabalhadores da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) a psicóloga da Saúde do Trabalhador da MNSL, Maria do Carmo Rocha Vital,  está realizando atendimento em tempo real, por áudio e vídeo chamada.  O objetivo é promover o bem-estar e a qualidade de vida bem como dialogar sobre os efeitos da quarentena na mente dos profissionais de saúde em tempos de pandemia.

“A psicologia tem papel importante relacionada às mudanças comportamentais e às ações de saúde do trabalhador. Ela é de extrema importância no intuito de conter a ansiedade e o medo agravados pela pandemia do coronavírus e pelo isolamento social”, disse Mara do Carmo.

Ela observa que uma pandemia como desse nível, chacoalha a vida de todos e mexe com as emoções.  Medo, insegurança, incerteza com o futuro são sentimentos que irão permear nesses momentos de pandemia. Esses e outros fatores podem culminar em transtornos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo- compulsivo (TOC).”Precisamos cuidar e preservar nossa saúde mental  nesses momentos críticos. É preciso controlar  a quantidade e qualidade das informações” ,advertiu a psicóloga .

É necessário separar um horário específico do seu dia para fazer isso. “Informe-se em veículos confiáveis de informação e em fontes oficiais. Outra dica é usar as redes sociais como sua aliada, esta tem se tornado uma ferramenta importante para interação com os amigos e a família. Selecione o que você vê nas redes sociais e na TV,se tem algo te fazendo mal, não assista, silencie ou deixe de seguir.Tente estabelecer  uma rotina mais próxima  do que já se tinha antes da pandemia. Ter uma alimentação saudável, preservar o sono, praticar atividade física e meditação ou alguma outra atividade que lhe dê prazer ajudam a diminuir o estresse durante a pandemia,orienta.

Os funcionários interessados em receber o apoio psicológico devem entrar em contato pelo Ramal 8661(setor da psicologia). “Entraremos em contato e agendaremos o atendimento on-line (chamada de vídeo pelo WhatsApp ou ligação telefônica para quem não dispor de internet. Os horários disponíveis são: segundas e quartas-feiras nos dois turnos (manhã e tarde e nas sextas-feiras no período da manhã) ”, informou a psicóloga.

Regulamentado

A prestação de serviços psicológicos on-line é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, para flexibilizar a forma de atendimento e, assim evitar a descontinuidade da assistência à população. A recomendação se baseia em portaria do Ministério da Saúde (MS) e nas normativas dos conselhos profissionais, como as Resoluções nº 11/2018 e nº 04/2020 do Conselho Federal de Psicologia (CFP).