Categoria - Notícias

Covid-19: Saúde elabora estratégias para divulgar recomendações dos cuidados com gestantes e puérperas

12 de junho de 2021

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materno, Infantil e Fetal, discutiu na manhã desta sexta-feira, 11, sobre as estratégias de divulgação das recomendações clínicas e operacionais para cuidados de gestantes e puérperas com a Covid-19.

De acordo com a médica do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna Infantil e Fetal da SES,  Priscilla Batista, as recomendações elaboradas pelo comitê, tem como objetivo  qualificar os profissionais da ponta para atuar de modo  a evitar a gravidade do quadro, bem como perdas maternas e fetais.

“Nesta manhã estruturamos um plano de divulgação das nossas recomendações enquanto Comitê,  para abordagem  da  mulher  gestante ou puérpera com Covid-19, seja ela um caso leve, moderado ou  grave.  Nós teremos além do material informativo, algumas ações educativas com os profissionais de saúde e lives abertas.  Também teremos o material físico (cartazes)  para ser divulgado em todos os hospitais do Estado. Hoje nos debruçamos sobre a construção dessa agenda”, disse a médica.

Os protocolos são destinados aos profissionais de saúde de toda a rede assistencial, seja atenção primária, ambulatorial especializada e hospitalar. As recomendações foram elaboradas a partir de debates com as áreas técnicas das unidades de saúde, principalmente, dos hospitais  e contou com a contribuição da fetologista (especialista em medicina fetal) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Maria Carolina Maia.

Priscilla destacou a importância das recomendações ao lembrar que a Covid-19 é um agravo novo, envolvido em muitas pesquisas, porém, demanda ainda mais conhecimento por parte dos profissionais de saúde. “Estabelecemos condutas clínicas e operacionais para o manejo dessa gestante ou puérpera com a Covid-19 em isolamento domiciliar, em adoecimento moderado e em estado grave. Acreditamos que elas irão auxiliar as equipes de saúde como proceder em qualquer ponto da rede”, reforçou.