Categoria - Notícias

Vacina pneumo 23 é disponibilizada para profissionais do Huse que atuam na linha de frente contra a Covid-19

02 de setembro de 2020

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), está disponibilizando para os profissionais de saúde que atuam no HUSE e que trabalham na linha de frente no combate à Covid-19, a vacina Pneumo 23. O objetivo é a prevenção de possíveis complicações pulmonares pós-covid, conforme as orientações do Ofício nº 337/2020 do Ministério da Saúde (MS).

A administração da vacina pneumocócica 23v (VPP23) para trabalhadores de saúde deverá ser feita, prioritariamente, naqueles a partir de 50 anos de idade, e para os profissionais de saúde com idade inferior a 50 anos seguir as orientações já descritas no manual dos CRIEs, como : HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco (médula óssea), oncológicos, asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, pneumopatias crônicas, exceto asma intermitente ou persistente leve, asma persistente moderada ou grave, cardiopatias crônicas, nefropatias, hemodiálise, diabetes, hepatopatias e doenças de depósito.

A enfermeira do CRIE do Huse, destaca a importância da imunização dos profissionais que estão na linha de frente. “É importante salientar que a pandemia da Covid-19 não acabou e que a prevenção com os cuidados básicos são essenciais e para os profissionais que estão na linha de frente do combate é essencial reforçar a prevenção com a vacina pneumo 23”, ressaltou.