Proteja-se.

Se sair use máscara!

Notícias

Terapeutas Ocupacionais confeccionam coxins para pacientes da UTI-Covid do Huse

07 de julho de 2020

Uma das complicações causadas ao paciente internado pela Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é a Síndrome do Desconforto Respiratório Aguda e uma das estratégias de tratamento utilizada pela equipe é a posição em prono (uma manobra que ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio que entra no pulmão fazendo com que eles se expandam). Para essa ação, a equipe de Terapeutas Ocupacionais(TO)  do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), realizaram uma ação que visa ajudar no melhor posicionamento dos pacientes acamados, a confecção de coxins.

“Decidimos realizar a confecção de kits com cinco peças para posicionamento em prono (coxins). Para isso, utilizamos material de baixo custo, cedido pelo hospital como o colchão casca de ovo, napa, linha, papel filme, agulha, cola, tesoura e usamos como referência algumas medidas já citadas em artigos científicos publicados e que já estão dando resultados positivos. Esses coxins são fundamentais para que os pacientes fiquem confortáveis no leito, prevenindo úlcera por pressão, pois na posição de prono temos muitas proeminências ósseas”, destacou a Terapeuta Ocupacional da UTI do Huse.

Esse profissional tem fundamental importância nessa intervenção da posição adequada do paciente, para que nenhuma sequela seja adquirida e o mesmo consiga voltar as suas atividades de vida diárias com independência e melhor qualidade de vida. A Referência Técnica na Terapia Ocupacional do Huse, Márcia Larissa Ferreira, destacou que além dessa intervenção, o profissional da TO também tem outras atuações junto ao paciente com a Covid-19.

“Favorecemos a posição prono para melhorar a função respiratória, usamos a tecnologia assistiva que é a adaptação para posicionamentos no leito visando prevenir lesões acometidas pelo imobilismo, favorecemos a mobilidade funcional no leito, utilizamos técnicas de conservação de energias, treinos de atividades de vida diária, além da prevenção de delirium. A gente espera que novas contratações possam ocorrer desses profissionais para a gente ocupar também outros setores do hospital”, ressaltou Márcia Larissa Ferreira.

O quadro de Terapeutas Ocupacionais do Huse é formado por três profissionais: Márcia Larissa Ferreira e Josefa Fernanda de Jesus, que atuam nas UTI’s, além de Anne Caroline Almeida, que atua com os pacientes na Oncologia do Huse.