Proteja-se.

Se sair use máscara!

Notícias

SergipeTec entrega máscaras de proteção em 3D para prevenção ao Coronavírus

09 de abril de 2020

As máscaras serão distribuídas gratuitamente nas Secretarias de Saúde do Estado de Sergipe e de Aracaju, nos Hospitais Universitários de Aracaju e de Lagarto e no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória
Engajado no combate à pandemia do Coronavírus (COVID-19), o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) entregou nesta quarta-feira (08), 50 máscaras para proteção facial do tipo “face shield” produzidas com impressoras 3D. Em parceria com outras instituições e voluntários integrantes do Projeto Cuid4r, o SergipeTec vem fornecendo componentes para a fabricação das máscaras, que devem ser distribuídas em unidades de saúde da capital e do interior, entre outras instituições.

As máscaras serão distribuídas gratuitamente nas Secretarias de Saúde do Estado de Sergipe e de Aracaju, nos Hospitais Universitários de Aracaju e de Lagarto e no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. O uso dos equipamentos é direcionado, principalmente, aos profissionais de saúde. Antes de chegarem aos seus destinos finais, todas as máscaras deverão ser asseadas e desinfectadas.

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, recebeu as máscaras e agradeceu a doação que, segundo ele, é uma demonstração de que há a soma de esforços para proteger não somente a sociedade, mas também os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus. “Esse é um importante reforço que recebemos para que nossos profissionais enfrentem essa jornada mais seguros. Esse material recebido  fará toda a diferença no trabalho executado por eles”, agradece Valberto de Oliveira.

Outra entidade beneficiada será o Instituto de Análises e Pesquisas Forenses Luiz Bispo (IAPF), que deve receber 30 máscaras. “Estas iniciativas mostram que a comunidade sergipana está unida em combate ao COVID-19. O EPI é indispensável e este é um momento de mobilização e de ação”, afirma o diretor técnico do SergipeTec, Diego da Costa.

O Sesc também receberá algumas unidades das máscaras produzidas pelo SergipeTec. A entrega está prevista para esta quinta-feira (09). As máscaras cedidas ao Sesc serão utilizadas pelas equipes do Programa Mesa Brasil Sesc e do Núcleo de Odontologia. “Estamos somando esforços e fortalecendo nossa rede de solidariedade com a sociedade civil e entidades governamentais. Juntos iremos vencer essa fase difícil que o país está vivendo”, pontua a diretora regional, Aparecida Farias.

Sobre a ação
Utilizando impressoras 3D, o Parque Tecnológico está produzindo as testeiras das máscaras, consideradas a parte principal deste Equipamento de Proteção Individual (EPI). A máscara é formada ainda por uma tela de acetato e um elástico para encaixe na testa. Juntamente ao Instituto Federal de Sergipe (IFS), o SergipeTec também vem produzindo e cortando em quantidade as telas em acetato.

Além do SergipeTec e do IFS, participam do Projeto Cuid4r a Universidade Federal de Sergipe (UFS), entidades privadas e voluntários individuais. O intuito das organizações é produzir e entregar 4.600 máscaras completas. Dessas, ao menos 350 deverão contar com as testeiras impressas pelo Parque Tecnológico.

Fonte: ASN