Categoria - Notícias

Obras de revitalização de Ginásio de Esportes seguem medidas de proteção e higiene durante a pandemia

29 de abril de 2020

A obra recebe investimentos de R$ 285.001,49, provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), recursos destinados exclusivamente para esse tipo de gasto público

As obras já haviam começado antes do início da pandemia da Covid-19 e o Executivo estadual, mantendo todas as precauções, dá andamento ao trabalho de revitalização da principal praça esportiva coberta do município de Simão Dias, a 107 km de Aracaju. Executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a obra recebe investimentos de R$ 285.001,49, provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), recursos destinados exclusivamente para esse tipo de gasto público.

No ginásio, localizado na Avenida João Antônio de Santana, os serviços de revitalização consistem na recuperação da cobertura, revestimento das paredes, impermeabilização das lajes expostas, recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias, implantação de sistema de instalações de incêndio, substituição de esquadrias de madeira e de metal, pavimentação, instalação de aparelhos e metais sanitários, urbanização e pintura geral.

Segundo o engenheiro civil e coordenador de Obras da Sedurbs, Bruno Oliveira, o andamento dos trabalhos é satisfatório. “No momento, 10 profissionais executam a pintura interna e externa, regularização da impermeabilização da laje, limpeza do piso e limpeza externa. Posteriormente, faremos a recuperação do piso, das esquadrias de ferro, limpeza de fossa e sumidouro, instalação de cobogós, entre outros serviços”, explica.

O secretário de Estado do Desenvolvimento e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, acrescenta que é importante lembrar que todas as obras que estão em andamento pelo governo do Estado obedecem às normas de proteção exigidas pela Organização Mundial da Saúde. Ainda segundo o secretário, a empresa que ganhou a licitação já estava com essa obra em andamento, mas com a pandemia, foi orientada pela Sedurbs a cumprir a regras preconizadas pela OMS. “Os recursos destinados a recuperação do ginásio de esportes não pode ser utilizado para outros fins e mesmo com todas as atenções e a maioria das ações voltadas para a prevenção da Covid-19, o Governo do Estado, dentro das recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde, dá continuidade a algumas obras iniciadas antes da pandemia”, ressalta

O secretário acrescenta ainda que a revitalização do ginásio assegura aos simaodienses opções de lazer e entretenimento. “Uma vez que esse tipo de espaço tem múltiplas funções de utilização e, além de elevar a autoestima e a dignidade dos moradores, retiram a juventude do ócio, direcionando-a para um futuro melhor e com novas oportunidades”, enfatiza.