Proteja-se.

Se sair use máscara!

Notícias

MNSL orienta funcionários com palestra sobre controle de infecções

30 de março de 2020

“Medidas de Precauções, Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde”, esse foi o tema do vídeo exibido na manhã desta segunda- feira, 30, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). O vídeo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), foi voltado para os profissionais de saúde com duração de 8 minutos e teve como objetivo orientar os profissionais de saúde para prevenção de infecções relacionadas a assistência à saúde, dado foco as medidas de prevenção frente Covid 19.

A enfermeira da CCIH, Joana D´Arc Amorim de Albuquerque, informou que todos os setores da maternidade foram orientados. “Estamos passando em todas as unidades dos setores, orientando os profissionais sobre o uso adequado e retirada dos EPIs. Além dos cuidados com os pacientes suspeitos de estarem com o COVID19. No momento, orientamos, fazemos uma palestra e passamos o vídeo da Anvisa, com as recomendações adequadas”, disse Joana. Ela explicou que as palestras estão sendo bastante proveitosas e que os funcionários estão aproveitando para tirar as dúvidas e saber com o atuar com mais tranqüilidade e discernimento.

“É um momento importante já que tiramos as dúvidas, e há uma sequência de retirada e colocação do equipamento, do descarte, então, são boas orientações e não servem apenas para o Covid 19, são informações que servirão também para pacientes com doenças transmissíveis. Vai servir para a vida toda” disse a enfermeira Ana Carla Andrade Oliveira.

Para a psicóloga Silvia dos Anjos, o vídeo foi importante porque são orientações básicas de cuidados, tanto de EPIs para os profissionais de saúde quanto de compreensão do coronavirus,  de como lidar com ele. “Aprendemos sobre o uso das EPI como proteção e como higienizar as mãos depois da utilização dos EPIs”, disse Silvia.

Dicas de proteção

Molhar as mãos, aplicar sabonete líquido na palma das mãos, ensaboar as palmas mãos, esfregar o dorso das mãos, friccionar espaços interdigitais, esfregar os dorsos dos dedos, esfregar os polegares, friccionar as polpas digitais e unhas, enxaguar as mãos e secar.