Proteja-se.

Se sair use máscara!

Notícias

Lacen Sergipe treina profissionais do Lacen Alagoas para análises do coronavírus

30 de março de 2020

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) recebeu profissionais do Lacen de Alagoas para um treinamento do diagnóstico do novo coronavírus. A atividade tem como objetivo contribuir com as análises na técnica molecular do SARS-COV2, nome científico do vírus,  e reduzir o tempo de liberação do exame em Alagoas.

De acordo com o superintendente da unidade de Sergipe, Cliomar Alves dos Santos, o enfrentamento ao coronavírus reúne todos os Lacens no Brasil. “Trabalhamos em parceria e aqui estamos transmitindo a expertise do Lacen Sergipe, para ajudar os colegas de Alagoas no enfrentamento ao Covid-19, como vigilância laboratorial e aumentar sua capacidade técnica”, destacou o farmacêutico bioquímico.

No laboratório de Biologia Molecular o biólogo, Hazerral Oliveira e a biomédico Fábio Aciole, do Laboratório Central de Alagoas se juntaram a equipe de Sergipe para acompanhar a rotina. Na oportunidade, eles observaram o preparo da amostra para análise do coronavírus, a organização e fluxo laboratorial, extração de material genético, PCR em tempo real, análise e liberação dos resultados e fluxo de retorno dos resultados para vigilância.

“Esse momento é muito importante para interpretação e o uso do kit com os reagentes do Ministério da Saúde, na identificação do vírus para que possamos liberar os resultados com segurança e em tempo hábil para a adoção de medidas de Vigilância em Saúde no Estado”, comentou a gerente do laboratório de Biologia Médica de Alagoas, a biomédica Juliana Cavalcante.
Identificação do vírus

Identificação

O exame para o novo coronavírus é um teste de biologia molecular que identifica o material genético do vírus. As análises utilizam amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta), coletado das pessoas com a suspeita da doença. Durante a coleta o profissional utiliza o swabs, um tipo hastes longas de plástico com algodões em suas pontas, ou aspirados por sonda.