Categoria - Notícias

Huse participará do projeto nacional Todos pela Saúde

29 de abril de 2020

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) recebeu na tarde da última terça-feira, 28, a visita de representantes do projeto Todos pela Saúde, uma parceria público-privada do Itaú Unibanco e Hospital Sírio Libanês que está ajudando os estados brasileiros no combate a Covid-19. Um projeto que visa a estruturação e qualificação de dados para uma tomada de decisão mais assertiva por parte de um gabinete de crise estruturado com essa finalidade. A iniciativa conta com recursos na ordem de R$ 1 bilhão para ajudar no combate à doença.

De acordo com o médico infectologista e intensivista do Todos pela Saúde, Cristiano Valério Ribeiro, a ideia é sensibilizar o hospital em relação a importância de se construir um gabinete de crise. “O objetivo principal é montarmos gabinetes de crise hospitalar nas unidades que são consideradas referência para o atendimento da Covid-19 e trazer uma opção de ferrramenta de coleta de dados baseada em equipamento, equipe, espaço e EPI para uma melhor tomada de decisão em nível hospitalar e em nível secretaria estadual, a ideia é essa estruturação de dados”, explicou.

O projeto se baseia em quatro eixos: informar, proteger, cuidar e retomar. Diversas instituições estão a frente dessa iniciativa, especificamente em combate a pandemia. No primeiro momento é para trazer especialmente equipamentos de proteção individual, conscientização da população em relação as medidas de segurança para diminuir a disseminação da doença. O diretor técnico do Huse, Wagner Andrade, acompanhou a apresentação do projeto. Ele agradeceu a visita e ressaltou a importância da iniciativa.

“Temos a honra de receber os representantes do projeto Todos pela Saúde para juntos sermos multiplicadores de informações. Nesse momento de pandemia, toda ajuda é muito bem-vinda. São essas atitudes que contribuem para que mais vidas sejam salvas. A partir de hoje alimentaremos com dados o nosso gabinete de crise. Vale ressaltar que algumas medidas adotadas pelo governo do Estado já estão em prática como os novos leitos específicos para a Covid-19 de UTI e Internamento, além de reforço na compra de medicação, equipamentos e insumos”, pontuou Wagner Andrade.