Proteja-se.

Se sair use máscara!

Notícias

Hospital Regional de Socorro recebe testagem sorológica para Covid-19 da UFS

28 de julho de 2020

Trabalhadores de nível médio da enfermagem, de serviços gerais, de apoio e administrativos do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro estão sendo testados para Covid-19. A testagem está sendo feita pela Força-Tarefa Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pelo método sorológico que quantifica o IgM e IgG para Sars-Cov 2 (novo coronavírus). A testagem começou às 7 horas da manhã, alcançando os profissionais que deixavam o plantão noturno e aqueles que chegavam para o trabalho.

Foram aplicados 75 testes prioritariamente em trabalhadores com menor condição financeira, critério estabelecido no projeto que é realizado pela UFS e custeado pelos Ministérios Públicos do Trabalho, Federal e Estadual, conforme informou o coordenador da Força-Tarefa Covid-19 na Sorologia para Sars-Cov 2 IgG e IgM, professor Lisandro Borges.

“Estamos circulando no Estado de Sergipe. Já fizemos a testagem dos profissionais de saúde da capital, dos essenciais e dos garis e agora estamos nos hospitais do interior. Passamos pelo regional de Glória, hoje estamos em Socorro e depois seguiremos para Estância, Itabaiana e demais hospitais regionais”, informou o coordenador, acrescentando que a força-tarefa é composta por sete professores.

Para a superintendente do Hospital de Nossa Senhora do Socorro, Iza Conceição Leó do Prado, a testagem é importante e chegou em momento muito oportuno. “Para nós esta foi uma ação bastante positiva, uma vez que veio atender os anseios de algumas dezenas de profissionais que não tinham feito a sorologia por falta de condições financeiras”, disse a superintendente da unidade que é gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O que são IgM e IgG

As Imunoglobulinas (Ig) também são conhecidas como anticorpos. Entre elas estão a IgG e IgM que são detectadas no exame de Coronavírus. Os anticorpos IgM indicam infecção na fase ativa, pois eles são os primeiros anticorpos a aparecerem quando vírus ou bactérias nocivas atacam o nosso corpo. Já os anticorpos IgG, também são uma resposta a vírus e bactérias, porém atuam na fase mais tardia da infecção.