Proteja-se.

Se sair use máscara!

Notícias

Hemose orienta sobre normas de biossegurança para prevenção contra a covid-19

12 de maio de 2020

A atividade visa preservar a saúde dos condutores e garantir a qualidade do sangue até o destino final na rede hospitalar

A gerência da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) iniciou um ciclo de treinamento destinado a profissionais que realizam o transporte de sangue e hemocompontes para Agências Transfusionais nos hospitais no Estado. A atividade visa prestar orientações de segurança durante o período de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Localizadas nos hospitais, a agência transfusional é uma unidade hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imunohematólogicos pré- transfusionais, liberar e transportar os componentes sanguíneos para atendimento da demanda transfusional de pacientes.

O biomédico Jandson Marques informou que ao longo das mini palestras serão fornecidos detalhamentos sobre os principais procedimentos de prevenção do novo coronavírus. A exemplo, da higienização das mãos com água e sabão, álcool a 70%, uso das máscaras, observar as etiquetas  respiratórias ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz na dobra do cotovelo, aguardar a higienização da caixa de transporte de hemocomponentes, limpeza de locais de toque frequente, dentre outras recomendações.

“Esses profissionais desempenham um trabalho essencial para os hospitais. Eles são os responsáveis pelo deslocamento de caixas térmicas com sangue e demais componentes que sai do hemocentro para os hospitais e maternidades. Por isso, é importante que eles estejam bem conscientes sobre os processos de segurança pessoal no período da pandemia”, ressaltou o biomédico.

Conforme Marques inicialmente, as orientações contemplam os condutores que trabalham nas agências transfusionais. “É imprescindível que esses profissionais entendam a importância do trabalho deles no ciclo do sangue. A proposta dessas mini palestras, sem aglomerações, é preservar a saúde dos condutores e garantir a qualidade do sangue até o destino final na rede hospitalar”, conclui.

Treinamentos

De acordo com a gerente da Hemorrede, Mariamalia Newton Andrade, o setor retomará os treinamentos com todos os profissionais que atuam nas Agências Transfusionais. “Enquanto estivermos nesse período de isolamento social adotaremos como principal estratégia a realização dos treinamentos online e tele aulas. Estamos finalizando a plataforma para mobilizar os hospitais e profissionais de forma que todos participem mantendo as recomendações de segurança sem aglomeração para evitar a propagação da covid-19”, comunicou a médica.