Proteja-se.
Se sair use máscara!

Notícias
Governo fiscaliza o uso de EPI’S na Operação Carro Pipa em virtude da Covid-19
19 de maio de 2020
Fiscais do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) inciam nesta quarrta-feira, 20, ação para orientar pipeiros que integram a Operação Carro-Pipa sobre medidas de higiene para evitar o contágio e a transmissão do coronavírus nas zonas rurais do semiárido sergipano. A ação também tem o objetivo de recomendar o uso de equipamentos de proteção junto aos processos diários efetuados com as comunidades diante da pandemia da Covid-19.
O intuito é que a Operação Carro-Pipa não seja um vetor de propagação do vírus, e principalmente o cuidado no atendimento da população sergipana. Em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde e a Torre Empreendimento também serão distribuídas equipamentos de proteção na operação. A iniciativa começará com duas equipes técnicas em Nossa Senhora da Glória e Monte Alegre.
O diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), Major Luciano Queiroz afirma que diariamente inúmeros sergipanos necessitam do recurso hídrico para o abastecimento de suas residências e pontua sobre o principal objetivo da iniciativa. “Nós estamos indo diretamente aos locais onde os pipeiros atuam e fazendo as recomendações acerca do usos dos EPI’s, para assegurar que não seremos um dos vetores de transmissão do vírus nas comunidades que estão em situação de emergência”, explica.
O diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), Major Luciano Queiroz salienta que os coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil já estão orientados para adoação das fiscalizações. “A equipe técnica estará fazendo a fiscalização desses trabalhadores, caso não haja o uso dos equipamentos iremos disponibilizar para os pipeiros 150 máscaras e vamos fornecer álcool em gel”, esclarece.
Orientações preventivas:
– Orientar os pipeiros quanto ao uso obrigatório de máscaras, principalmente nas operações de carregamento e descarregamento de água;
– Lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, na impossibilidade, usar álcool em gel nas mãos antes dos procedimentos de carregamento e descarregamento da água;
– Orientar na higienização dos dispositivos de passagem de cartão;
– Manter o caminhão higienizado;
– Manter distância do apontador durante a passagem do cartão e durante o descarregamento de água na cisterna.