Categoria - Notícias

Governo de Sergipe abre mais 8 leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19

10 de maio de 2021

Mais 8 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para assistência aos pacientes infectados com o coronavírus serão abertos em Sergipe. Os leitos estão instalados no Hospital e Maternidade Santa Isabel, contratualizados pelo Governo do Estado e estarão disponíveis para receber pacientes a partir deste sábado, 8.

Com a operacionalização desses novos leitos na rede pública, o Estado alcança uma nova marca, no esforço para abrir novas UTI’s, e amplia para 237 leitos/Covid. É o maior número de UTI’s, desde o início da pandemia. Anteriormente, o record de leitos havia sido registrado no dia 29 de julho de 2020, quando foram ativados 209 leitos/SUS.

Na manhã desta sexta-feira, 07, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, juntamente com os técnicos da Coordenação Hospitalar da SES, verificaram detalhadamente as instalações da unidade, como: operacionalização dos leitos, fluxo de profissionais e pacientes adequados, disponibilização de suporte de diagnóstico, especialidades médicas, insumos , medicamentos além de equipamentos disponíveis e adequados para assistência a pacientes com a Covid.

“Uma equipe já tinha visitado a semana passada, hoje eu fiz uma nova avaliação e fico feliz em contar com esse espaço. Ampliar esses leitos é fundamental no momento em que estamos com uma taxa de ocupação elevada de UTIs. Toda a estrutura montada está adequada. A ampliação de leitos é algo que estamos realizando nesses meses, então vai contribuir para que tenhamos melhorias nos acessos, além de reduzir a nossa taxa de ocupação”, destaca a secretária Mércia Feitosa.

Leitos de enfermaria
A Secretaria de Estado da Saúde também está ampliando os leitos de enfermaria. Serão abertos, seis novos leitos. O Hospital Santa Isabel já tinha em operação 30 leitos de enfermaria (retaguarda), disponíveis para a rede pública. Com a ampliação, Sergipe passa a ter o total 358 leitos de enfermaria na rede pública.