Proteja-se. Se sair use máscara!

Notícias

Farmacêuticos do Lacen têm importante papel na recepção de amostras, triagem e execução dos testes

24 de setembro de 2020

Nesta quinta-feira, 25, o mundo celebra o Dia Internacional do Farmacêutico e quando se fala nesse profissional, o consciente coletivo logo imagina aquele profissional por trás do balcão de uma farmácia, realizando atendimento e orientando os usuários sobre o uso racional de medicamentos. Suas atribuições vão muito mais além e chegam às análises clínicas, desempenhando papel importante na rede estadual de Saúde, como no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), por exemplo.

“O papel do farmacêutico no Lacen, assim como o do biomédico e do biólogo, é o de assessor na recepção de amostras, triagem, execução dos testes, seja ele qual for, e em todas as áreas do laboratório”, informou o superintendente do Lacen, Cliomar Alves. O farmacêutico está na bancada da biologia molecular fazendo os testes de covid-19 ou na de imunologia, realizando testes de outras doenças de notificação compulsória, como salientou o superintendente.

Eles estão também em outras áreas do Lacen, como nas análises de água e de alimentos, segundo destacou Cliomar Alves, salientando também a presença do farmacêutico na gestão do Laboratório Central. “Nesta pandemia, o fato de eu ser farmacêutico me ajudou muito porque além de conhecimento sobre gestão e saúde pública, tenho o conhecimento na área fim, que são as análises, testes de biologia molecular, de imunologia e de microbiologia. Com esse conhecimento de causa, sabendo que o está sendo feito na área técnica, conseguimos fazer uma gestão mais eficiente”, completou o superintendente.

Informou que o campo de atuação do farmacêutico é vasto, sendo ele o profissional responsável por promover o uso racional de medicamentos, através da educação em saúde, dispensação segura de medicamentos, otimização da farmacoterapia, garantindo segurança e efetividade no tratamento farmacológico. É também responsável pela identificação e resolução de problemas relacionados aos medicamentos.