Categoria - Notícias

“Eu gosto de viver e quero viver bem, com saúde”, diz idosa no início da vacinação em Sergipe na faixa etária de 85 a 89 anos.

02 de março de 2021

Nair Aquino, 87 anos, estava entre as centenas de idosos que foram ao Parque da Sementeira, em Aracaju, na manhã desta terça-feira, 02, para receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, no espaço drive-thru montado pela gestão municipal. Acompanhada da nora, chegou bem cedo ao local, levada pela vontade de começar a se proteger contra a Covid-19. “Deus me livre de não me vacinar! Eu gosto de viver e quero viver bem, com saúde”, declarou a idosa.

Em todo Estado de Sergipe, idosos com idade entre 85 e 89 anos começaram a ser vacinados contra o novo coronavírus nesta terça-feira, 02. Nessa faixa etária, a população soma 10.244 pessoas, segundo estimativa do Censo 2010, documento que tem orientado a definição do número de doses que cabe a cada município, segundo informações do diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Marco Aurélio Góes, salientando que as vacinas foram encaminhadas aos municípios nesta segunda-feira, 1º.

Os municípios criaram estratégias de vacinação próprias para motivarem os idosos a se imunizarem. Uns implantaram espaços drive-thru, como Aracaju e Itabaiana, por exemplo, outros optaram pelo modo tradicional, de vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros ainda escolheram a vacinação domiciliar. A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que em três semanas todos os idosos na faixa dos 80 anos sejam vacinados.

Sergipe recebeu doses suficientes para vacinar todos os idosos com 80 anos a mais, faixa que soma 14.553. Os próximos a entrarem na fila de vacinação são os idosos de 80 a 84, como destacou o diretor de Vigilância em Saúde, acrescentando que a Secretaria de Estado da Saúde está acompanhando junto aos municípios todo o processo de vacinação.