Categoria - Notícias

Estudantes da rede estadual mudam a rotina e se comprometem com os estudos em casa

23 de abril de 2020

Lives do Pré-universitário, material didático disponibilizado no site da Seduc, plataforma Google for Education, além do programa “Estude em Casa”, veiculado pela Aperipê TV, são ferramentas que podem ser utilizadas pelos estudantes

As medidas de enfrentamento e combate ao coronavírus (Covid-19) fizeram com que todos os segmentos da sociedade se moldassem à atual situação. Com a educação básica, o cenário não é diferente. Atendendo às recomendações das autoridades de saúde, as aulas foram suspensas, mas a rotina não parou. A partir das intervenções dos professores que criaram salas de aula em ambientes virtuais, os estudantes da rede estadual de ensino puderam dar continuidade às suas atividades em casa com todo o apoio das ferramentas tecnológicas que vêm ressignificando as metodologias pedagógicas.

Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as lives do programa Pré-universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) são um dos carros-chefe na rotina de estudos em casa. De segunda a sexta-feira, sempre às 19h30, professores se revezam para dirimir dúvidas e prestar informações sobre as principais áreas de conhecimentos do Enem. Nos primeiros dias de transmissão no instagram @preuni.seduc, quase 2 mil pessoas acessaram a plataforma.

Participante assídua das lives, a aluna Suzany Carvalho, matriculada no Polo do Preuni do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, em Itabaianinha, destaca a importância das lives em sua rotina de estudos. Dentre os benefícios, ela detalha que a aula a distância permite que o estudante adote estratégias para o pleno desenvolvimento da aprendizagem, como a utilização dos resumos e mapas mentais, otimizando a divisão dos assuntos. “Com esse método você vai enxugar o máximo o assunto para não ficar cansativo na hora de revisar”, disse Suzany Carvalho.

A estudante Raquel Lopes, aluna do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, conta que as ferramentas disponibilizadas pela equipe da escola têm a ajudado em suas atividades em casa, como o site desenvolvido exclusivamente para aluno em que é postado o conteúdo, além do contato diário por meio dos grupos de WhatsApp. Ciente da importância do distanciamento social, a jovem pede que todos fiquem em casa. “Quando mais a gente se cuidar, mais rápido estaremos de volta”, frisou a aluna do ensino médio em tempo integral.

Gabriel Cortês, aluno do Colégio Estadual Alcides Pereira, em Maruim, também enfatiza ganhos significativos com a nova rotina. Unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, o Alcides adotou em suas atividades ferramentas como o Zoom, aplicativo para videoconferência, e a plataforma Google for Education, que dispõe de recursos digitais para promover a aprendizagem. “Meus estudos estão sendo bastante produtivos e consistentes, mesmo com esse distanciamento social, pois escolas como a minha decidiram dinamizar os estudos dos alunos aderindo aos recursos tecnológicos”, disse.

Cumprindo o distanciamento, a aluna Maria Aparecida dos Santos Dias, do Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima, em Itabaianinha, conta que tem aproveitado o conteúdo disponibilizado pelos professores. “As aulas estão suspensas, mas não podemos parar de estudar. Com a ajuda de alguns professores, que estão nos orientando com conteúdos escritos e vídeos, também estou revisando conteúdos já passados na sala de aula antes da suspensão. Essa iniciativa do governo será um incentivo a mais para nós estudantes”, destacou ela, referindo-se ao material do ´Estude em Casa´.

Material de apoio

Todo o conteúdo de apoio didático do Pré-universitário está disponível no Portal do Aluno, hospedado no site da Seduc, que pode ser acessado pelo link: http://www.seduc.se.gov.br/portaldoestudante/material.asp?GRUPO=Preuni. Nesse espaço, o estudante pode fazer download de todos os cadernos do programa, acessar os simulados online, além de baixar a tabela do Plano de Estudos, na qual o aluno pode organizar seus horários de estudo de acordo com as demandas semanais.

Estude em Casa

Estreando nesta segunda-feira, 20, o programa “Estude em Casa” chega aos domicílios dos sergipanos por meio do sinal digital da TV Aperipê (canal 6.1 -DTV), também por meio das redes sociais da TV, e transmitirá conteúdos curriculares para que os alunos do ensino fundamental e médio estudem em casa, com a produção e colaboração dos professores das redes estaduais dos estados do Amazonas e Sergipe. A videoaula é mais um canal disponibilizado pelo Governo de Sergipe, em parceria com o Governo do Amazonas, e não conta como hora/aula, sendo um reforço para os alunos que querem estudar.

As videoaulas serão veiculadas todos os dias, no horário das 9h às 11h40, com conteúdo para o Ensino Fundamental/Anos Finais, e das 16h às 18h, para os estudantes do Ensino Médio. As videoaulas estarão à disposição dos professores sergipanos nas mídias como suporte para o planejamento e desenvolvimento das atividades curriculares. As aulas também serão transmitidas via Internet, para atender aos municípios que não têm o sinal da TV. Os interessados poderão acessar as videoaulas no site: http://aperipe.com.br/ao-vivo/tv.