Proteja-se.

Se sair use máscara!

Notícias

Covid-19: secretária da Saúde faz visita técnica a Itabaiana e Lagarto

10 de julho de 2020

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, e a superintendente Adriana Menezes, reuniram-se nesta quarta-feira, 8, com o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinha, a secretária municipal de Saúde, Mara Rúbia do Nascimento Melo e técnicos da pasta, quando fizeram uma avaliação conjunta do cenário epidemiológico da Covid-19 naquele município. “Analisamos a evolução dos casos, dos óbitos, das internações e discutimos a adoção de medidas que possam conter o avanço da doença no município”, declarou Mércia Feitosa.

Ao fim da reunião, a secretaria realizou uma visita técnica ao Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19, unidade implantada pelo município para prestar assistência ambulatorial aos pacientes infectados pelo vírus, com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que contribuiu tanto com orientações técnicas quanto com insumos. De acordo com o boletim epidemiológico de quarta-feira, Itabaiana tinha 1.548 casos confirmados e 30 óbitos.

A visita de Mércia Feitosa agregou força à parceria existente entre as secretarias e o próprio município de Itabaiana, segundo avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho. “O objetivo desse trabalho em conjunto é o de resolver o problema das pessoas, de salvar vidas, oferecendo o melhor atendimento possível. Esse foi o ponto central de discussão nesta reunião”, enfatizou o prefeito.

A secretária Mara Rúbia destacou a importância da visita técnica de Mércia Feitosa. “A secretária veio conhecer o Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19 e nos orientar também na questão do isolamento social, de se fazer revezamento de alguns setores da economia para evitar aglomerações e potencializar a transmissão do vírus. Essa orientação foi bem recebida pelo nosso prefeito que, junto à Procuradoria do município deverá estabelecer medidas de restrição via decreto, seguindo o modelo estadual”, disse.
Lagarto
De Itabaiana, a secretária seguiu para o Hospital Universitário de Lagarto (HUL), onde se reuniu com o superintendente Manoel Cerqueira Neto e equipe técnica do corpo de gestão. O objetivo do encontro foi o de alinhar fluxos e processos de trabalho para a abertura, nesta quinta-feira, de 10 leitos de UTI na unidade. “Fizemos uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe para a abertura destes leitos, cabendo a SES o envio dos equipamentos, que foram seis respiradores e quatro monitores, e ao hospital, toda a estrutura física e recursos humanos”, disse.

Para o superintendente Manoel Cerqueira Neto a reunião foi importante para finalizar algumas discussões em relação à assistência. “Os novos leitos de UTI vão garantir melhor atendimento aos nossos pacientes e, certamente, salvar vidas”, completou.