#FiqueEmCasa

Notícias

Covid-19: ambulatório para testagem já realizou 650 testes em profissionais da Rede Estadual de Saúde

26 de junho de 2020

O Ambulatório exclusivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para fazer testagem da Covid-19 em profissionais da Rede Estadual de Saúde, já realizou 650 testes em pouco mais de um mês de início das atividades. O serviço gerenciado pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT/ FHS/ SES) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no anexo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/), antigo Banco de Leite, bairro Capucho.

O profissional que apresentar síndrome gripal deve procurar o ambulatório para a Covid-19 do SESMT-SES, munido de documento de identidade, contracheque e carteira do Sistema Único de Saúde (SUS). São realizados dois tipos de exames: o teste rápido e o PCR que é coletado e enviado o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen).

A gerente do SESMT, Priscilla Emanuella de Souza Gama, explicou que o procedimento de atendimento segue padrões regulados pelas autoridades sanitárias. O resultado do teste rápido sai em 24 horas, já o resultado do PCR depende da demanda do Lacen.

“Ao chegar com os sintomas, o paciente passa pela triagem da enfermagem, depois o médico faz uma avaliação. A partir da avaliação, o médico fará a indicação de qual exame será feito para diagnosticar a doença. Nós estamos atuando com uma equipe completa com médicos, enfermeiros, biomédicos e técnicos de enfermagem”, pontuou.

O coordenador de Recursos Humanos, Gabriel Santos Santana, com sintomas de síndrome gripal decidiu realizar o teste. “Fui muito bem atendido pelos profissionais e em questão de uma hora no máximo obtive o retorno do teste rápido. No dia seguinte, acabei fazendo o PCR e obtive o resultado com agilidade, em 48h. O tratamento é muito decente, temos o local adequado para aguardar, muito bem higienizado, os profissionais extremamente capacitados, então é um serviço que veio agregar muito e trazer tranquilidade para os colaboradores”, elogiou.