Categoria - Notícias

Covid-19: 10 municípios sergipanos recebem testagem

09 de março de 2021

O governo do estado realiza nesta terça-feira, 09, a testagem da Covid-19 em Frei Paulo, localizado na parte agreste do estado. O objetivo da iniciativa é identificar novos infectados e acompanhar a situação epidemiológica do município.

Foram disponibilizados para Frei Paulo 375 testes que, posteriormente, serão processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). A ação tem a missão testar a população de 10 municípios que estão apresentando baixa testagem há cerca de dois meses.

Os municípios Pacatuba, Pinhão, Itaporanga, Malhador e Frei Paulo já foram testados, agora faltam: nesta quarta, 10, Pirambu; na quinta, 11, Amparo do São Francisco; na sexta, 12, General Maynard; no sábado 13, Maruim e na terça-feira, 16, São Francisco.

De acordo com a secretária de saúde de Frei Paulo, Carla Menezes, a parceria entre Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Federal de Sergipe e município, bem como toda estrutura montada na praça da Juventude, estimulou a população a realizar o teste.
“Estamos percebendo que a procura pela testagem vem diminuindo, mesmo tendo um Centro de Referência para Síndromes Gripais no município. Por isso essa iniciativa é tão importante. Sem dúvidas teve uma boa adesão”, contou.

O representante do comitê científico da UFS, professor Lysandro Borges, considera essencial realizar a ação neste momento. “A força-tarefa Covid-19 vem no município com apoio do governo do estado para a realização dos testes RT-PCR e testes rápidos. Essas ações são importantes visando que estamos passando por um aumento de casos e óbitos em Sergipe e no Brasil. A necessidade da testagem em massa é fundamental para a população e fundamental para o gestor saber qual o panorama da Covid-19 no estado”, finaliza.